Arquivos da categoria: Cães com Problemas de Saúde

Posso dar leite para cães filhotes?

Cães são bem mais sensíveis à alimentação que seres humanos. Por apresentarem, muitas vezes deficiência em enzimas que digerem os açúcares como a lactose, os cães filhotes podem apresentar certa intolerância à lactose, e assim a ingestão de leite para cães filhotes pode ocasionar diarreia, vômitos e gases.

O ideal é oferecer uma ração para cães adequada à idade e ao tamanho do seu cachorro.

Após o desmame, os cachorros não precisam mais tomar leite, além disso, o leite de vaca pode fazer mal a eles. Nessa fase, é importante acostumá-lo com uma ração para cães filhotes e após um ano, uma ração para cães adultos.

Melhor Ração para Cães Obesos

A melhor ração para cães obesos é aquela que possui ingredientes mais leves e menos gordurosos. A obesidade em cães é um problema grave assim como a obesidade em humanos.

A obesidade canina pode acarretar diversos problemas de saúde em cães, como a diabetes canina, problemas cardíacos em cães, entre outros.

O que pode deixar seu cão obeso é o excesso de alimento, alimentação errada, falta de exercícios físicos, entre outros.

Algumas dicas de como evitar que seu cão fique obeso:

Evite deixar comida à vontade para seu cãozinho, verifique na embalagem de rações para cães qual a quantidade indicada para seu animal de acordo com o peso.

Dê apenas rações para cães a eles, pois as rações possuem os ingredientes necessários que contem todos os nutrientes que seu cão precisa. A nossa comida não é indicada para cães.

Brinque com seu cãozinho e leve-o para passear, faça ele se exercitar colocando a água longe da comida, assim ele terá que caminhar de um pote para outro.

Mas se seu cãozinho já se encontra obeso, leve-o ao veterinário para que ele lhe indique a melhor ração light para seu animal e constate se ele tem alguma outra doença.

Ração vs Comida Caseira

Muitas pessoas ficam em dúvida de como alimentar seu animal “Ração vs Comida Caseira”, o que seria melhor oferecer ao bichinho de estimação.

Esta dúvida existe por conta de que a ração para cães é um tipo de alimentação para animais recente, antigamente as pessoas alimentavam cães e gatos com comidas caseiras, muitas vezes, os restos da comida oferecida à família e a ração para cães apenas famílias mais abonadas podiam comprar e alimentar seus bichos.

Por isso muitos dizem: Os cachorros da minha avó sempre foram alimentados com comida e eram bonitos e viveram muito.

De fato, porém o bem-estar e a saúde do animal alimentado com ração para cães não se compara à saúde aquele animal alimentado com restos de comida. Os animais alimentados com comida caseira têm mais chances de ter doenças decorrentes de obesidade, como problemas cardíacos, diabetes, problemas renais, entre outros.

É comum confundirem obesidade com saúde, mas muito pelo contrário, um cão obeso não é nada saudável e precisa, assim como humanos receber uma alimentação especial, com ração light para cães.

A comida só deve ser dada ao animal caso ele não se adapte a nenhuma ração para cães oferecida a ele e sob orientação de um médico veterinário, que indicará uma dieta com legumes, verduras, frutas, carnes, que provavelmente ficará mais cara e difícil de preparar do que se comprar a ração para cães.

Cães com Doença do Carrapato

A doença do carrapato em cães geralmente começa se manifestando com uma febre alta, que ocorre devido à picada de um carrapato contaminado com uma bactéria. Nunca sabemos qual carrapato está contaminado, por esse motivo é necessário que se evite ao máximo a picada de carrapatos tanto em animais quanto em humanos, pois a doença também é contagiosa aos homens.

A doença do carrapato também causa alterações no sistema nervoso central, renal, respiratório e gastrointestinal, levando o infectado até à morte. Dependendo do órgão que a doença afetará é preciso oferecer uma balanceada alimentação para cães com doença do carrapatoRações para cães específicas para o problema será receitada pelo médico veterinário.

Outros sintomas da doença do carrapato são: enjoos, vômitos, febre, vermelhidão na pele, pele áspera, diarreia, entre outros. Os sintomas aparecem de 7 a 10 dias após a picada do carrapato.

O tratamento da doença do carrapato será feito com medicamentos específicos como a Cloranfenicol ou a Doxicilina e o diagnóstico da doença do carrapato é feito através de exames laboratoriais.

Cães com Cinomose

A cinomose é uma doença causada por um vírus que afeta apenas cães. Os cães com cinomose são na maioria das vezes jovens, porém os animais idosos também podem ser contaminados, caso não sejam vacinados contra a doença.

O cachorro pode contrair a cinomose através de contato direto com o vírus, vias respiratórias ou pelo ar contaminado.

Os sintomas da cinomose no início da doença são tosse espirros, quadros de diarreia branda, febre persistente, apatia, falta de apetite e depressão. Quando o caso fica mais agravado aparece conjuntivite e secreções com pus no nariz e nos olhos dos cães, além de convulsões e cefaleia.

Para fazer o diagnóstico da cinomose é feito exames laboratoriais. O tratamento da cinomose dependerá do estágio da doença, feito com medicamentos que diminuirão a inflamação do cérebro e aumentará a resistência do animal.

Para a cura da cinomose também é importante uma diferenciada alimentação para cães com cinomose, com vitaminas e nutrientes necessários a eles, pois a imunidade tente a baixar devido a doença.

Por isso esqueça a comida caseira e ofereça ao seu cão rações para cães de qualidade e indicada pelo veterinário.

Alimentação para Cães com Hepatite

A hepatite em cães é adquirida através de contato direto com o vírus da hepatite. Mas o que fazer caso o cãozinho contraia a doença? Existe uma diferente alimentação para cães com hepatite? Quais os sintomas e tratamento?

A hepatite em cães afeta principalmente o fígado dos animais. Esta doença pode ser fatal para filhotes e idosos, já os cães de meia-idade podem resistir a hepatite em cães.

A doença geralmente é adquirida quando o cão tem contato cães com hepatite ou contato direto com a urina, saliva ou fezes do cão com hepatite.

Os sintomas da hepatite em cães quando na fase inicial são: aumento e queda da temperatura repentinamente, falta de apetite, depressão, sintomas estes, que são semelhantes aos da cinomose. Ainda é possível perceber: sangramentos, hematomas, dor ao apalpar o abdômen, vômito e diarreia.

Portanto ao perceber qualquer um dos sintomas, é importante que se leve o animal ao médico veterinário imediatamente.

A hepatite em cães não tem cura, quando infectado, o animal terá o vírus para o resto da vida, por isso é muito importante que o cão seja vacinado contra a hepatite canina.

Como o fígado é afetado, a alimentação para cães com hepatite deve ser fácil de ser digerida. Por isso nem pense em comida caseira, o ideal é alimentar o cachorro com ração para cães de qualidade. Sem esquecer-se de oferecer a ele muita água, para ajudar a purificar o organismo.

Alimentação para Cães com Anemia

A anemia é perda de volume de sangue no organismo, suas causas são diversas, principalmente a deficiência de ferro. Por isso a alimentação para cães com anemia deve ser rica em ferro.

Porém, para o organismo produzir sangue, não é necessário só ferro e outras vitaminas, mas também eritropoetina, substância produzida nos rins. Assim, a ração para cães com problemas renais pode ajudar no combate da anemia em cães.

Os sintomas da anemia em cães são mucosas da boca, gengiva, conjuntivas dos olhos esbranquiçadas, fácil cansaço e fadiga. Ao perceber esses sintomas, leve o cão imediatamente ao veterinário, que fará exames laboratoriais para diagnosticá-lo.

Ao diagnosticar a anemia em cães, o médico veterinário receitará medicamentos e uma balanceada alimentação para cães com anemia, com uma ração para cães adequada para sua situação.

Melhor Ração para Cães Diabéticos

Se um cão tem diabetes, sua alimentação deve ser diferenciada com a melhor ração para cães diabéticos, assim como humanos diabéticos devem ter uma alimentação diferente.

As causas principais da diabetes canina são fatores hereditários, obesidade canina, alimentação incorreta. Os sintomas da diabetes em cães são semelhantes aos sintomas de diabetes em humanos: perda de peso, aumento de apetite, cansaço e sede excessiva.

Outro sintoma da diabetes canina que você pode perceber é observar formigas na urina do animal.

Se você perceber qualquer sintoma parecido em seu animal, leve-o imediatamente ao veterinário, que realizará exames e diagnosticará e tratará caso o cão esteja com a doença.

O tratamento da diabetes canina é feito através de aplicações diárias de insulina no cão, prática de exercícios físicos e alimentação feita com rações para cães diabéticos.